09 de setembro de 2022
“É preciso ter esperança, mas ter esperança, do verbo esperançar;
porque tem gente que tem esperança, do verbo esperar.
E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera.
Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir!
Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”
Esse belo texto de Paulo Freire nos ajuda a pensar sobre o momento atual. Expectativas, medos, estranhamentos. Vários são os sentimentos e as manifestações de diferentes setores da sociedade brasileira. Enquanto o grande capital está confortável nestes tempos de insegurança econômica e política, os trabalhadores, aqueles que vendem sua força de trabalho, estão cada vez mais fragilizados neste cenário: a precarização das relações de trabalho avança, assim como são reduzidos os espaços de atuação dos sindicatos. O IBGE e o DIEESE, mês a mês apresentam dados que oficializam essa realidade.
Temos o entendimento de que há condições reais de alterar o curso da história recente do país. Há necessidade de anular várias iniciativas antidemocráticas, que acentuam a exclusão social e cultural, que reduzem as oportunidades de realização pessoal e profissional com a mercantilização da educação e da saúde, que dilapidaram o patrimônio público brasileiro e que destruíram a economia nacional. Retomar o desenvolvimento em todas essas áreas é crucial, é fundamental.
Por todas essas razões, reafirmamos nossa defesa do processo eleitoral brasileiro. Que cada cidadão e cidadã consiga identificar nos candidatos que estão se colocando neste ano, aqueles(as) que melhor representam as suas necessidades, que têm projetos de inclusão e de superação dos desafios que estão postos. Busquemos contribuir com a defesa da democracia e a reconstrução do Brasil.
Abaixo, publicamos uma série de “cartas abertas” que podem nos ajudar a pensar o momento. Foram produzidas por instituições, movimentos, conjunto de pessoas que, como Paulo Freire, têm esperanças no futuro!
CARTA ÀS BRASILEIRAS E AOS BRASILEIROS EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
PAUTA DA CLASSE TRABALHADORA – EMPREGO, DIREITOS, DEMOCRACIA E VIDA
Deixe um comentário