FECHADA NEGOCIAÇÃO COM ACADEMIAS

postado em: Negociação em Foco | 0

Impedir retrocessos e avançar em direitos tem sido a tônica do SINPRONORTE nas negociações com o SIACADESC (sindicato patronal). Depois de três meses em negociação, chegamos à seguinte situação, que deve ser aplicada a partir do dia 1º de maio deste ano:

• Pisos Salariais: a) Profissionais de educação física R$ 2.050,00 ou R$ 12,50 por hora; b) assistente administrativo R$ 1.750,00 (220h mensais); c) auxiliar geral e de limpeza R$ 1.621,00 (devendo sempre ser reajustado pelo piso Estadual de salário – Faixa IV).
  • Principais Cláusulas Sociais: adiantamento de 50% do 13º salário quando entrar em férias; horas extras pagamento de 50 % nos dias normais de trabalho e 100 % para os domingos, feriados e folgas; proibição de contratação de trabalhadores por meio de Cooperativas de trabalhadores; reajuste do seguro de vida obrigatório; garantia de emprego em pré-aposentadoria; abonos de faltas de 5 dias nos seguintes casos: falecimento de cônjuge, pais, filhos, irmãos, casamento e licença paternidade; dois dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares de gravidez da esposa ou companheira; licença gestação e adoção de 120 dias. Mais detalhes acesse aqui.

Se com os esforços somados de todos os sindicatos laborais do Estado foi difícil a negociação, imagine se não tivéssemos os sindicatos e as negociações tivessem que ser feitas individualmente por cada trabalhador.

Neste momento, percebemos que há empresários de academias que só olham para os lucros de seu negócio.

Temos clareza que devemos ser resistência, que nossa luta deve acontecer sempre, todos os dias, todos os anos na mesa de negociação salarial e fora dela. Nos fortalecemos se nos mantivermos unidos, organizados e mobilizados contra todo tipo de exploração e discriminação.