3ª Rodada de Negociação Salarial SINEPE

postado em: Negociação em Foco, Outros | 0

O patronato continua falando em tirar direitos

No último dia 08, ocorreu a terceira rodada de negociação com o SINEPE, buscando fechar a Convenção Coletiva para professores e administrativos.

O sindicato patronal insiste em continuar afirmando que não é possível atender nossas reivindicações: reajuste salarial de acordo com o INPC mais um ganho real. Além disso, voltaram a ameaçar a retirada de triênios e bolsas de estudos, já incorporados historicamente, quase que como “cláusulas pétreas”. Sugeriu, ainda e por várias vezes, que entrássemos com dissídio para buscar a garantia do reajuste.

O índice do INPC para o período em questão deve ficar entre 10% e 11%  e, sabemos todos, não representa a recuperação do poder de compra, especialmente com a inflação em curso. Os alimentos têm subido muito mais do que outros produtos e compõem, junto com a energia elétrica e o combustível, principalmente, o custo operacional para a organização da vida dos trabalhadores.

Já a retirada dos triênios e das bolsas de estudos pode ser considerada uma imoralidade, uma vez que já constituem parte significativa do ganho dos trabalhadores em educação.

Ao final da reunião, o SINEPE concordou com a permanência das cláusulas sociais existentes e se comprometeu a estudar as novas proposições levadas pelos sindicatos laborais.

Nós, trabalhadores em educação, somos parte integrante da equação para a superação dos desafios a serem vencidos para manter as escolas funcionando. Não é com a retirada de direitos e o congelamento de salários que se tem uma educação de qualidade. É preciso sim, manter as condições para vida digna, com bons salários e ambientes de trabalhos adequados ao desenvolvimento de nossas funções.

A nossa categoria vem há muito tempo sendo prejudicada, principalmente durante os dois últimos anos em virtude da pandemia. Agora, com o retorno das aulas 100% presencias, é necessário, sim, reajustar os salários e manter todos os direitos já historicamente conquistados pelos protagonistas da qualidade dos serviços ofertados pelas escolas particulares do nosso Estado.

A próxima rodada de negociação foi agendada para o dia 15 de março, às 10h na sede do SINEPE em Florianópolis.

A DIREÇÃO.