2º Encontro do Curso Alicerce

postado em: Outros | 0

No dia 22 de maio de 2021, membros da direção do SINPRONORTE participaram do segundo encontro do curso de formação Alicerce, promovido pela secretaria de formação de CUT/SC.

Este segundo encontro, proporcionou momentos de reflexão e contextualização das origens do novo sindicalismo no Brasil, sua criação, realidade e o papel da CUT, como segue uma breve descrição.

Em 1964 com a ditadura militar o movimento sindical brasileiro é reprimido e perseguido. Muitos de seus dirigentes são presos (as), perdem seus mandatos e outros (as) são torturados (as) e mortos (as). Os sindicatos são transformados em órgãos assistencialistas e ficam do lado do governo e dos patrões. Não há nenhum tipo de luta pela defesa dos trabalhadores.

A CUT criada em 1983, viva e atuante até hoje, nasceu da luta dos (as) trabalhadores (as). Hoje é a maior central de trabalhadores (as) das Américas e a quarta maior do mundo. Independente, democrática e de massas, que desenvolve uma política em defesa da classe trabalhadora, reunindo sindicatos de várias categorias (3.960 entidades e praticamente 8 milhões de filiados), com o objetivo de conquistar melhores condições de vida e de trabalho: emprego, salário, educação, reforma agrária, saúde, previdência, crédito, etc. e na defesa dos interesses históricos: fim da exploração capitalista e a busca em construir uma sociedade democrática e popular com igualdade de oportunidades para todos (as). Também pensa e propõem alternativas que devem atender aos interesses dos (as) trabalhadores (as) e dos milhões de excluídos (as) que existem no país.

Por isso, os (as) trabalhadores (as) brasileiros da cidade e do campo, do setor público e privado, bem como os (as) aposentados (as), precisam estar organizados em seus locais de trabalho, comissões, sindicatos, federações e confederações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =