Negociação com academias

postado em: Outros | 0

No dia 30/04 Sinpronorte e Siacadesc realizaram a primeira rodada de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho. Apesar de não fecharem entendimento em todos os pontos, se acertou em ampliar o prazo para o fechamento da negociação até 29/06. Houve consenso pela renovação das cláusulas da Convenção anterior, à exceção dos pontos abaixo.

Nesta quarta-feira (13/6), em mais uma rodada de negociação com os representantes das academias, e na presença de vários profissionais de educação física, esses pontos foram discutidos, mas ainda não se chegou ao acordo em todos.

Pontos discutidos:

1. Unificação da data base da categoria para 1º de maio com todos os sindicatos do Estado. Acordo entre as partes
  2. Reajuste para todos os trabalhadores em academias a partir de 1º de maio de 2018 pelo índice de 6,34% referente a inflação de abril/2016 a abril/2018, descontando-se as antecipações salariais feitas no período. Não acordo entre as partes.
  3. Manter a cláusula da homologação das rescisões de contrato de trabalho no sindicato conforme convenções anteriores. Não acordo entre as partes.
  4. Reajuste dos pisos salariais pelo índice reajustado nos salários, com exceção dos pisos dos profissionais de Educação Física que deverá ter um ganho real de 3%. Não acordo entre as partes.
  5. Contratação dos profissionais de Educação Física por hora aula. Acordo entre as partes.
  6. Instituir uma Clausula na Convenção Coletiva de Trabalho com a fórmula de cálculo de salário do profissional de Educação Física. HT X VH X 4,5 +1/6DSR (Multiplicar horas trabalhadas pelo valor hora e por quatro vírgula cinco semanas mensais e acrescentar mais um sexto de descanso semanal remunerado). Acordo entre as partes.
  7. Contribuição negocial (solidária) dos trabalhadores ao sindicato com desconto em folha aprovada em assembleia. Não acordo entre as partes.
  8. Exclusão da cláusula que havia em convenções anteriores referente a antecipação salarial em outubro. Acordo entre as partes.
  9. Retirar o processo de dissídio coletivo no fechamento desta Convenção Coletiva. Acordo entre as partes.

O Siacadesc que representa as academias ficou de levar a contraproposta dos trabalhadores à sua assembleia e retornar com resposta na próxima rodada de negociação dia 21/06 às 10:30h.