Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência entra em vigor e traz avanços para o acesso à educação

postado em: Notícias | 0

Entrou em vigor no início de 2016 a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Após tramitar por 15 anos, a nova Lei foi sancionada em julho do ano passado, porém só passou a valer no último mês e garante mais direitos às pessoas com deficiência em áreas como trabalho, saúde, educação e infraestrutura das cidades.

Entre os direitos citados está a oferta de profissionais de apoio escolar em instituições privadas de ensino sendo proibida a cobrança por esse serviço. A legislação também proíbe as escolas particulares de cobrarem, de alunos com deficiência, taxas mais altas de matrículas e mensalidades e exige, de cursos superiores, disciplinas com conteúdos sobre deficiência.

Outra inovação da Lei de Inclusão é a oferta obrigatória de material acessível em escolas de idiomas, informática e outros cursos.

Vale lembrar que em 2013 e no ano passado, quando a Lei 13.146/2015 foi sancionada, a Confenen e o Sinepe/SC – entidades que representam os donos dos estabelecimentos de ensino – se manifestaram contrárias à Lei de Inclusão, chegando a utilizar termos e expressões que ferem os direitos humanos.

Com informações da Contee.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =