Mesa redonda: 40 anos da Operação Barriga Verde

postado em: Notícias | 0

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Bom Jesus/Ielusc está promovendo uma mesa redonda para debater a Operação Barriga Verde. Esta ação foi a principal intervenção militar em Santa Catarina durante o regime civil-militar. Nela, vários catarinenses, considerados um sério perigo à estabilidade do governo, foram sequestrados, interrogados e torturados. Realizada pelo exército (DOI-CODI), teve início no dia 4 de novembro de 1975, terminando com a prisão de 42 pessoas acusadas de pertencer ao Partido Comunista Brasileiro. Ela ocorreu num quadro nacional de repressão aos membros do PCB, entre 1974-1975. Em diferentes estados ocorreram operações semelhantes, como a Jacarta (São Paulo) e a Marumbi (Paraná), todas voltadas contra os militantes comunistas. Em Santa Catarina, os prisioneiros eram levados para Curitiba e depois trazidos de volta à Colônia Penal Urbano Salles, na cidade de Florianópolis. A maioria foi torturada.

Palestrantes:

Eliton Felipe de Souza – Historiador pela Univille, mestre em Sociologia Política pela UFSC e doutorando em História pela UDESC.
Edgar Schatzmann – Militante do Partido Comunista entre a década de 1950 e 1980, estudou na URSS no início dos anos 1960, voltou ao Brasil de forma ilegal após o golpe civil-militar, foi preso e torturado.
Lúcia Schinato Schatzmann – Ex-freira, foi militante da Partido Comunista Brasileiro, casada com Edgar Schatzmann

  • Local: anfiteatro do Bom Jesus/Ielusc – Rua Princesa Izabel, 438
  • Dia: 10 de novembro
  • Horário: 19h

Mais informações no evento do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =