A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) realizou entre os dias 21 e 24 de setembro um seminário internacional para debater os diferentes modos de privatização da educação no Brasil e no mundo e as estratégias globais e locais de enfrentamento.
Especialistas abordaram os números que comprovam a expansão da onda privatista no Brasil. Diante do cenário, apontaram uma constatação: não bastam soluções legislativas para frear as corporações, uma vez que o capital assume diversas formas se instalar nas economias.
“Estou convencido que a solução legislativa não é suficiente. Não adianta regular tudo, porque outros países que estão bastante regulados, com limites a participação de capital privado, com um tempo encontra meios de entrar. É um capitalismo camaleão, porque ele sabe como se instalar novamente”, declarou Antonio Olmedo, pesquisador da Universidade de Roehampton, no Reino Unido.
O seminário trouxe pesquisadores brasileiros entre eles Angelo Gavrielatos – Diretor mundial de privatização e mercantilização da educação da Internacional da Educação (IE) e ex-presidente do sindicato dos educadores australianos União Educação (AEU), Susan Robertson – Pesquisadora e especialista em Economia Política Educativa e professora de Sociologia da Educação da Universidade de Bristol, no Reino Unido, San Seller – Pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Queensland, na Austrália, especialista em políticas de educação global, Antonio Olmedo – Pesquisador da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, e especialista em Educação, Políticas Neoliberais, Redes e Grupos de Pressão.
Confira todos os temas e apresentações do Seminário:
- Diferentes modos de privatização da educação e sua repercussão na realidade brasileira
- Financeirização da educação
- Privatização da Educação, PNE e estratégias de enfrentamento
- Política Educacional Neoliberal
- PISA, Pearson e o processamento de dados da educação
- PAPEL DO GRUPO DO BANCO MUNDIAL NA PROMOÇÃO DA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
- O fluxo de recursos públicos para a educação superior privada no Brasil
- Impactos da liberalização comercial dos serviços sobre a regulação da educação superior no Brasil
- GEOPOLÍTICA DO CONHECIMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
- Financeirização da educação superior no Brasil
Deixe um comentário