Acertando o passo

postado em: Notícias | 1.402

Trabalhador da educação privada

Para melhor organizar e defender a categoria, os trabalhadores da educação privada criaram o SINPRONORTE – Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Ensino Particular e Fundações Educacionais do Norte do Estado de Santa Catarina, com base em Joinville, Garuva, Itapoá, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Corupá, Jaraguá do Sul, Schroeder, Massaranduba, Guaramirim, São João do Itaperiú, Barra Velha, Araquari, Balneário de Barra do Sul e São Francisco do Sul. Este sindicato foi fundado em Joinville (SC) em 17 de outubro de 1992 por uma assembleia realizada em uma das salas de aula da Univille.

Com o interesse de fortalecer as lutas da categoria e os interesses mais gerais da classe trabalhadora, o Sinpronorte não podia fazer um sindicalismo isolado, filiou-se à Fetraesc (federação), à Contee (confederação) e à CUT (central sindical). Adquiriu sua sede própria na Av. Santos Dumont, 208 onde atende os trabalhadores e presta assessoria jurídica.

Neste período, o Sinpronorte vem acertando os passos para um sindicalismo combativo na defesa dos interesses da classe trabalhadora e traz sempre presente o princípio da não retirada de direitos, buscando nas negociações salariais com os sindicatos patronais, a ampliação dos direitos sociais e a melhoria salarial da categoria.

Representando hoje três grupos de trabalhadores: das Escolas Regulares e Cursos Livres, das Academias, e das Escolas de Idiomas. O Sinpronorte nos meses de março, abril e outubro, respectivamente, vem ampliando direitos e melhorando a vida dos trabalhadores da educação privada no norte catarinense. Muito ainda precisa ser feito.

A união da nossa categoria facilitará em muito os avanços que nossa classe ainda tem por trilhar. Faça parte você também dessa bela história.

Lourivaldo Rohling Schülter

Diretor de Legislação e Assuntos Jurídicos