Irresponsabilidade: há 2 meses sindicato tenta negociar com SESI, mas direção foge da negociação

A direção do SESI está cometendo uma irresponsabilidade ao evitar negociar com o Sinpronorte. Desde 1º de maio (data-base da categoria), a direção do sindicato tenta negociar com a escola. Até agora, o máximo que a negociação avançou foi com o agendamento de reuniões que nunca aconteceram, pois são canceladas de última hora pelo SESI.

É uma irresponsabilidade porque desde 1º de maio de 2015 o salário dos professores está defasado. Só no período de um ano (até 30 de abril), a inflação foi de 9,83% (INPC). Somado à inflação de maio (0,98%), já são 10,9% a menos de poder de compra dos salários dos professores.

Assim que começar de fato a negociação, o Sinpronorte vai defender, além do reajuste salarial, as reivindicações listadas pelos professores. Nos meses de novembro e dezembro de 2015, a direção do sindicato passou em todas as unidades da região para ouvir os trabalhadores.

Atualização: o SESI enviou para o Sinpronorte uma proposta de Acordo Coletivo. O texto sugere a renovação das cláusulas já existentes (praticadas ainda no período da representação do Senalba), com reajuste das questões econômicas. A direção do sindicato está analisando a proposta e tentando agendar um encontro para negociar. A proposta enviada é exatamente igual ao acordo que o SESI já fechou para os administrativos. Novamente chama atenção o posicionamento do SESI que já negociou com o Senalba (administrativos), mas vem fugindo da negociação com o Sinpronorte (professores).