ESPECIAL MARÇO – 7º bate-papo MARIANE PFEIFFER SOARES

postado em: Notícias, Outros | 0

MARIANE PFEIFFER SOARES, 62 anos, é natural de São Bento do Sul. Formada em Letras Inglês/Português pela Univille/SC e Letras Alemão/Português pela UFPR/PR. É professora e tradutora de Língua Alemã e coordenadora regional de Língua Alemã em Santa Catarina pelo Instituto Goethe de Porto Alegre.

Para ela, “a escola, os professores e os alunos formam um tripé, e este tem como objetivo essencial a formação e o pleno desenvolvimento moral e social do indivíduo como cidadão”. Assim, “a escola tem o papel de transmitir conteúdo, mas também proporcionar um ambiente que estimule o desenvolvimento social do indivíduo. Nela é possível, por exemplo, colocar virtudes em prática, principalmente se for aplicado na infância. O professor é considerado um dos principais agentes transformadores na sociedade, e tem como papel ensinar mas também aprender e compreender como a sociedade tem se moldado, os costumes e hábitos das novas gerações.”

Sobre sua experiência no SINPRONORTE, lembrou que “ingressei no sindicato em 1994, por reconhecê-lo o órgão representante legal da nossa categoria. Quem me inspirou e convidou na época foi o colega Lourivaldo Schülter. E desde então participo e atuo no sindicato.”

Quando perguntada sobre o papel da mulher na sociedade atual e seus principais desafios, destacou que “infelizmente ainda vivemos num mundo onde as mulheres muitas vezes não são consideradas e reconhecidas como pessoas que têm objetivos, têm liberdade de escolha, determinação, força e coragem, espaço e direito de voz e acima de tudo batalhadora, sofrendo desta forma rejeição, retaliação, desprezo e diminuição.” Para ela, a mulher que luta é a que “tem coragem, veste a camisa, transforma o outro, luta pelas causas sociais, está a postos, busca estratégias, entende a realidade do outro, ajudando a garantir a transformação social e a dignidade humana”.

Aos trabalhadores e trabalhadoras das escolas privadas, aproveitou para deixar um importante lembrete: “O sindicato é o órgão que representa a nossa categoria, por isso, prezado associado, use e abuse do sindicato. Procure seus direitos e nós estamos aí para te ajudar e juntos sermos mais fortes! Venha e participe do nosso sindicato.”