ESPECIAL MARÇO – 3º bate-papo Silvia Marques

postado em: Notícias, Outros | 0

SILVIA MARQUES, a vice-presidente do SINPRONORTE, é natural de Joinville e formada em Letras pela Univille, seguindo a tradição das irmãs, todas também professoras de línguas. Começou a lecionar logo ao terminar o Ensino Médio, em escola isolada multiseriada em Guaramirim. Não tinha exata ideia do que enfrentaria mas, como era a escola em que os pais estudaram, sentiu-se confiante. Um ano depois, começou a lecionar em curso de idiomas e nunca mais parou. Leciona inglês, pois sente prazer em partilhar os conhecimentos adquiridos nos cursos realizados e viagens feitas.

Desde adolescente participou de grupos de jovens trabalhadores atuantes na comunidade e na política, especialmente na Juventude Operária Católica (JOC).

Filiou-se ao SINPRONORTE assim que começou a trabalhar em escolas de idiomas.

Leia seu depoimento: “Ser mulher é ótimo. Tenho uma família cheia de mulheres, convivemos diariamente. Aprendemos a nos impor e a mostrar para outras mulheres que apesar de vivermos nessa sociedade machista e sabermos que há muita coisa que precisa ser mudada, não podemos desistir de lutar por uma sociedade mais igualitária para todos. O sindicato, mesmo sendo um ambiente que até pouco tempo era 100% masculino, também me ajudou muito nessa luta por mais espaço para as mulheres. Prova disso é que agora vemos mais mulheres ocupando a presidência dos sindicatos. Sabemos que ainda estamos caminhando para uma mudança efetiva e estamos trabalhando nisso.”