Ex-funcionários do CEI Dente de Leite começam a receber o pagamento das dívidas trabalhistas deixadas pela escola

Após 5 anos de espera, angústia, incerteza e o acúmulo de dívidas, as mais de 30 trabalhadoras e trabalhadores do extinto CEI Dente de Leite, de Jaraguá do Sul, finalmente começam a receber seus direitos. A ação, impetrada pela assessoria jurídica do SINPRONORTE, já havia sido vitoriosa, mas a morosidade em ser cumprida a sentença, dada em favor da quitação das dívidas trabalhistas, tornou a angústia ainda maior.

O pesadelo teve início em março de 2019 quando, alegando problemas financeiros, a administração do CEI Dente de Leite decidiu por encerrar as atividades após 24 anos de existência. A atitude pegou de surpresa os mais de 30 funcionários e as 110 famílias que tinham seus filhos já matriculados para aquele ano letivo. Conforme os relatos dos trabalhadores os atrasos nos salários eram constantes. Além disso, foram dispensados à época sem a remuneração mensal, sem receber os atrasados, a rescisão e com a informação de que o FGTS não estava sendo depositado.

Após um longo período lidando com a angústia, a incerteza, as dívidas e as consequências do desemprego, a confiança na atuação do SINPRONORTE garantiu o acesso aos direitos. “Esta vitória demonstra a importância dos trabalhadores e das trabalhadoras terem um sindicato forte, combativo e atuante. Hoje comemoramos não apenas esta grande vitória, mas a união em torno da organização sindical que torna a luta em defesa dos nossos direitos menos desigual” salientou a presidente do SINPRONORTE Marta Regina Heinzelmann.