Trabalhadoras entram na justiça contra CEI de Jaraguá do Sul

Quatro trabalhadoras do Centro de Educação Infantil Dente de Leite, de Jaraguá do Sul, estão movendo uma ação trabalhista para cobrar o pagamento das verbas rescisórias não pagas. Elas foram demitidas em 17 de agosto e até agora aguardam o pagamento. Enquanto isso, elas ficam impossibilitadas de sacar o FGTS e encaminhar o seguro desemprego.

A ação está sendo feita com o acompanhamento do Sinpronorte. Além do cumprimento dos direitos básicos, a ação também cobra multa pelo atraso no pagamento das verbas rescisórias – equivalente a um salário – e juros.

Escola tentou enganar trabalhadoras

No primeiro agendamento para homologação da rescisão do contrato de trabalho, a proprietária da escola prometeu o pagamento parcelado em cheque para as trabalhadoras. Essa é uma prática ilegal, pois não há garantia de pagamento. Ao saber disso, o sindicato orientou as trabalhadoras da ilegalidade e do risco de não receberem.

Trabalhadoras não receberam, mas proprietária sim

No mesmo período, a atual proprietária do CEI também precisou fazer a própria homologação da rescisão do contrato de trabalho. Contudo, para ela o pagamento foi feito corretamente – em depósito e em parcela única. Este é o reconhecimento que a escola está dando às trabalhadoras que deram anos de serviço pela empresa.