Seminário Prática Educacional: a educação está virando mercadoria

Em um período que muito se fala sobre a “escola sem ideologia”, o Sinpronorte convida para debater o tema “Trabalho Docente e as Políticas Educacionais“. O sindicato dos Trabalhadores em Educação do Ensino Particular traz a pesquisadora Dra. Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos para expor os planos para educação na América Latina. A pesquisadora aborda o assunto relacionando como os interesses econômicos, políticos e ideológicos influenciam na educação.

Para Aparecida, a padronização da educação pelas grandes organizações mercantis traz a predominância do pensamento neoconservador na formação dos docentes. A pesquisadora também questiona o modelo de negócio da educação: “a formação humana pode ser uma atividade mercantil subordinada à lógica do lucro? ”

Quando: 6 de maio

Onde: Univille – auditório da reitoria

A entrada é gratuita. Será fornecido certificado para os participantes que solicitarem.

Sobre a palestrante:

Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos é Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pesquisadora e Professora Adjunta em Educação (Políticas de Educação e de Trabalho em Saúde) na Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz- Ministério da Saúde (aposentada). Aparecida recentemente foi aprovada em primeiro lugar para o Cargo de Professora Titular-livre na cátedra “Pensamento Educacional e Políticas Públicas” na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.