Em notícia publicada pelos veículos do Grupo RBS, as escolas particulares afirmam o planejamento de praticar aumentos de até 12% nas mensalidades para 2016. A divulgação deixa claro que os empresários estão atentos às finanças e que as receitas devem se equilibrar com as despesas. Diante de tamanha habilidade de planejamento orçamentário, o Sinpronorte espera que um reajuste salarial digno já esteja contemplado pelo aumento das mensalidades.
É prática das escolas particulares aumentarem as mensalidades acima da inflação. Em 2015, o aumento médio das mensalidades foi de 9,3% em Joinville. Enquanto isso, a inflação foi de 6,23% até dezembro de 2014, segundo INPC.
Mesmo com as mensalidades aumentando mais que a inflação, a valorização salarial parece que é deixada de lado pelos empresários da educação. Na data base da categoria, o reajuste salarial veio apenas a reposição da inflação (7,68% em março de 2015). É lamentável que a habilidade financeira das escolas seja apenas para garantir o lucro dos patrões.
Deixe um comentário