Sinpronorte passa a integrar FeteeSul

20150124_151809_6_bestshot1Congresso realizado em 24 de janeiro oficializou a filiação do Sinpronorte à Federação dos Professores, Técnicos, Administrativos e Auxiliares Empregados em Estabelecimentos de Ensino – FeteeSul. O IX Congresso Extraordinário da FeteeSul (Conetee) pautou a mudança estatutária para ampliação da base territorial de abrangência da FeteeSul. Agora a federação também abrange Santa Catarina, permitindo a filiação e representação de sindicatos de professores e trabalhadores técnicos e administrativos e auxiliares do Ensino Privado desse estado.

Três sindicatos catarinenses participaram do evento e já garantiram a filiação à FeteeSul: Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Ensino Particular e Fundações educacionais do Norte do Estado de Santa Catarina (Sinpronorte Joinville); Sindicato dos Professores e Auxiliares de Administração Escolar de Tubarão (Sinpaaet); e Sindicato dos Auxiliares da Administração Escolar de Itajaí (Saae Itajaí). Entre os sindicatos gaúchos, já fazem parte da FeteeSul: Sintae/RS, Sinteep Noroeste, Sintep Vales, Sintep Serra, Sintee Norte, Sinpro Caxias do Sul, Sinpro Noroeste e Sinpro/RS.

De acordo com o diretor jurídico do Sinpronorte, Lourivaldo Rohling Schülter, a possibilidade de participação da FeteeSul já era aguardada pelos professores da região Norte de Santa Catarina. “Queremos somar com todas as ações que a Federação já tem feito na sua base, especialmente quanto à organização, negociação e campanha salarial. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para contribuir.

A primeira ação prática unificada com a FeteeSul será a Campanha Salarial de 2015. No Congresso da federação, os professores definiram pela linha de atuação de demarcar temas potenciais para a negociação. Optaram por usar elementos da proximidade para a volta às aulas como instrumento de potencialização. Já os técnicos administrativos apresentaram as definições de referências realizadas em reunião, que deverão ser materializadas em instrumentos da campanha.