Piso Estadual: mutirão coleta assinaturas em São Bento do Sul

O último sábado (19 de julho) foi marcado pelo mutirão de coleta de assinaturas em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular pelo reajuste automático do Piso Salarial Estadual. O mutirão realizado em São Bento do Sul rendeu mais de 400 novas assinaturas. Estas coletas foram feitas pelos sindicatos da CUT Regional Norte de Santa Catarina e já passou pelas cidades de Joinville e Jaraguá do Sul. O Sinpronorte esteve presente com seus diretores.

Piso salarial Estadual mutirão SBS 19.07 (2)

Entenda a coleta de assinaturas

O objetivo desta campanha é atingir 60 mil assinaturas em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular que dará entrada na Assembleia Legislativa dispondo sobre a correção automática dos valores das quatro faixas salariais do piso estadual, com base na variação da inflação e no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). O reajuste do Piso Estadual acaba forçando todas as negociações salariais com os sindicatos patronais por um reajuste maior.

No dia 20 de dezembro de 2013 foi promulgada, pelo governo do estado, a Lei Complementar 612 que estabeleceu, a partir de 1º de janeiro de 2014, um reajuste médio de 9,3% para o Piso Salarial Estadual, conforme Acordo assinado pelas centrais sindicais e federações de trabalhadores de Santa Catarina com a federação patronal, a Fiesc e suas entidades filiadas, em Florianópolis. O Piso está dividido por categoria, em quatro faixas salariais: a primeira, de R$ 835,00; a segunda, de R$ 867,00; a terceira passou para R$ 912,00 e a quarta faixa salarial para R$ 957,00.