Plebiscito Constituinte: o que é e o que queremos

postado em: Notícias, Plebiscito | 0

O que é isso de Plebiscito?

É quando a população é chamada a votar em alguma coisa, para saber o que quer. Lembra do referendo das armas, que aconteceu em 2005? Ele perguntou se o povo concordava com a lei de desarmamento, que já existia. O plebiscito é parecido, mas pergunta coisas que ainda não existem, são propostas de mudança. E esse plebiscito quer mudar o sistema político do Brasil.

Essas pessoas estão querendo acabar com o congresso, é isso?

Não… Essas pessoas querem reformular as “regras do jogo”, ou melhor, as regras da política. Por exemplo: vamos poder decidir quem pode se eleger e como. Para isso, precisamos saber se a população também quer mudar a política. Com os votos, poderá ser chamada uma Assembleia Constituinte Exclusiva e Soberana, para pensar as mudanças.

Mas o que é essa assembleia constituinte exclusiva soberana?

É onde se reunirão os representantes da população, eleitos exclusivamente para mudar a política, por isso chama-se Exclusiva. Essa Assembleia fará leis que entrarão na nossa Constituição Federal, por isso é chamada de Constituinte. Nenhum outro órgão do Estado, ou seja: Senado, Câmara dos deputados ou Presidência, poderá mexer nessas novas leis, e por isso é chamada de Soberana.

Veja se entendi bem. Vamos ter uma eleição? Isso é necessário?

E quando vai ser? Eu posso ajudar?

O plebiscito vai acontecer entre 1 e 7 de setembro deste ano, na semana da Pátria, e você pode ajudar sim. Entre em contato com a secretária do plebiscito (o telefone está aqui no paneto) e pergunte se já existe um comitê na sua cidade ou no seu bairro. Se não, junte as pessoas interessadas e crie um! Todas colaborações são bem-vindas!
plebiscitoconstituinte@gmail.com
Facebook: /plebiscitoconstituinte
@PleConstituinte
www.plebiscitoconstituinte.org.br

*Este texto foi retirado do material de divulgação do movimento.