Campanha Salarial 2014 – Resultados

Após quatro rodadas de debates em torno da negociação salarial, o Sinpronorte encerrou o processo de diálogo com o Sindicato Patronal Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina). O reajuste salarial ficou em 6%. Os reajustes nos pisos estão disponíveis na tabela abaixo. A negociação não avançou no ponto mais importante, a valorização dos trabalhadores em educação. A inflação no período (março de 2014) foi de 5,39%.

Precisamos continuar na luta

O resultado da negociação garante a reposição da inflação e ganho real, mas isso ainda é pouco no contexto atual. A negociação evidenciou a intransigência do sindicato patronal. Os dados (divulgados pelo próprio Sinepe) mostram que o número de matrículas aumentou no último ano. O reajuste das mensalidades, em alguns casos, superou os 6% concedidos aos trabalhadores.
A direção do Sinpronorte não tem poupado esforços para buscar conquistas aos trabalhadores, mas isso não é o suficiente. Apenas a movimentação e unidade da categoria que poderão trazer avanços significativos. Melhores negociações estão diretamente ligadas a maior participação de todos nas campanhas sindicais.

Reajuste salarial nas academias também são negociados

A negociação com o Sindicato patronal das academias (SIACADESC) já tem acordo firmado. O reajuste foi de 7,8%. A inflação referente a data base (abril) foi de 5,62%.
O maior avanço no reajuste do piso ocorreu para os auxiliares de administração. A partir da negociação o piso salarial para auxiliares administrativos passa de R$ 950,00 para R$ 1.100,00.

campanha2014-tabela

As Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) negociadas e acordadas estão disponíveis no site pelos links abaixo.

Escolas – Professores

Escolas – Auxiliares