23/05/2014 Mutirão da CUT em prol do Piso Salarial Estadual

Regional Norte da CUT coleta assinaturas pelo reajuste automático do Piso Salarial Estadual

Escrito por: Sérgio Honrich

Sindicalistas da Regional participaram do mutirão
O movimento sindical da CUT Regional Norte foi às ruas de Jaraguá do Sul, no sábado, dia 17 de maio, para realizar um mutirão de coleta de assinaturas pelo reajuste automático do Piso Salarial Estadual. O objetivo é atingir 60 mil assinaturas em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular que dará entrada na Assembleia Legislativa dispondo sobre a correção dos valores das quatro faixas salariais do piso estadual, com base na variação da inflação e no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Em menos de três horas de caminhada pelas principais ruas do bairro Santo Antônio, os dirigentes sindicais coletaram 348 assinaturas dos moradores. O próximo mutirão será em Joinville, dia 14 de junho. Até o momento mais de 45 mil assinaturas foram coletadas em todo o estado.

O diretor do SinproNorte, professor Lourivaldo Rohling Schulter, diz que a participação de vários Sindicatos CUTistas da região norte, em mutirão, faz parte do planejamento da Regional Norte da CUT. “Temos outros dois agendados, para São Bento do Sul e Blumenau”, adianta Lourivaldo. “Faltam 15 mil assinaturas no estado, se cada regional conseguir dar uma acelerada, acredito que consigamos nosso desafio maior que é encaminhar de vez o projeto para a Assembleia Legislativa e garantir uma política de valorização do salário mínimo estadual”, projeta. Coordenador do mutirão, em Jaraguá do Sul, o diretor do SinproNorte acha que é mais fácil coletar assinaturas nas casas dos trabalhadores: “A gente consegue a assinatura e lá está o título de eleitor”. Durante a coleta o número do Título Eleitoral é imprescindível. Lourivaldo lembra que o reajuste do Piso Estadual “acaba forçando todas as negociações salariais com os sindicatos patronais por um reajuste maior”.

No dia 20 de dezembro de 2013 foi promulgada, pelo governo do estado, a Lei Complementar 612 que estalebeceu, a partir de 1º de janeiro de 2014, um reajuste médio de 9,3% para o Piso Salarial Estadual, conforme Acordo assinado pelas centrais sindicais e federações de trabalhadores de Santa Catarina com a federação patronal, a Fiesc e suas entidades filiadas, em Florianópolis. O Piso está dividido por categoria, em quatro faixas salariais: a primeira, de R$ 835,00; a segunda, de R$ 867,00; a terceira passou para R$ 912,00 e a quarta faixa salarial para R$ 957,00.